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TONICIDADE INICIAL

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A atividade Tonicidade Inicial trabalha com o aspecto prosódico de palavras com o objetivo de identificação e manipulação da sílaba tônica em palavras dissílabas e trissílabas. Evolui em complexidade ao longo das atividades. Pode ser utilizados até por crianças não alfabetizadas. Contém um arquivo apresentado em Power Point (Microsoft) 
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• OBJETIVO
O objetivo da atividade é estimular a percepção da sílaba tônica (maior intensidade e duração) dentro de palavras dissílabas e trissílabas representadas por figuras. As figuras apresentadas devem ser associadas a uma sequência de círculos, onde há destaque para a sílaba mais intensa e duradoura. Também há a apresentação dos estímulos auditivos referentes às figuras.
• Atividade 1: o objetivo é perceber a diferença das palavras ouvidas quando se faz a manipulação da sílaba tônica da palavra correspondente à figura em destaque. Ao clicar no “monstrinho” que falou certo, o usuário recebe um reforço positivo e, na sequência, vê a figura e palavra escrita. Vai se familiarizando também com a sequência de círculos relacionadas ao padrão da sílaba forte nas posições última, penúltima e antepenúltima. Só então pode passar para a próxima. Primeiro são apresentadas figuras/palavras dissílabas e depois trissílabas.
• Atividade 2: o objetivo é que o aprendiz fale o nome da figura ou ouça a palavra clicando sobre ela e decida qual o padrão ouvido clicando sobre o monstrinho ou sequência de círculos correspondentes as diferentes posições da sílaba tônica.
• Atividade 3: o objetivo é decidir quais das figuras corresponde ao padrão apresentado clicando sobre as figuras que correspondem ao padrão da sílaba tônica nas posições (última, penúltima e antepenúltima).

• COMO TRABALHAR: o ideal é iniciar com a atividade 1, considerada mais fácil e que usa como modelo a variação da sílaba tônica em uma mesma palavras, promovendo a percepção da variação e depois avançar para atividade 2 e 3. Durante o processo é extremamente importante favorecer a motivação e fazer as intervenções

• FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE: crianças em fase de alfabetização ou já alfabetizadas

• COMENTÁRIOS:

o Sugerimos ampliar o repertório utilizando outras figuras e associá-las à representação gráfica sugerida na atividade.

OBSERVAÇÕES INTERESSANTES:
• Segundo as autoras Constantini e Lima, a prosódia é um componente da fala, uma informação fônica, que está além do nível do segmento e que permite a estruturação e a organização dos enunciados em diversas línguas, O estudo da prosódia pode ser dividido em estudos de produção e de percepção. No que diz respeito aos aspectos de produção da prosódia, três parâmetros fonético-acústicos são tradicionalmente estudados: duração, variação da frequência fundamental e variação da intensidade. Tais parâmetros fazem a intermediação entre a forma e o conteúdo, propriamente dito, do discurso (LOPES; LIMA, 2014). Os aspectos de percepção são identificados pelas noções de duração percebida, altura e volume (BARBOSA, 1999). https://openaccess.blucher.com.br/article-details/8-20508
• Prosódia é a parte da gramática que se preocupa com a escolha correta da sílaba tônica no momento em que pronunciamos uma palavra. Portanto, se dizemos “NÓbel” (paroxítona) em vez de “noBEL” (oxítona), estamos cometendo um erro de prosódia, também chamado de “silabada”.
 
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