OBJETIVO
• O objetivo desta proposta estimular o fechamento semântico e a análise morfossintática promovendo o desenvolvimento da compreensão e vocabulário, além do uso de inferências e evocação.
COMO TRABALHAR:
• No TIBITA 01 e 02 o aprendiz deve ler o texto no computador e tentar adivinhar o significado da não palavra que substitui o verbo (TIBITA 01) ou do substantivo e do verbo (TIBITA 02) de acordo com o aumento da complexidade da atividade e textos. O terapeuta deve mediar de acordo com a necessidade. Conversar sobre todas as possibilidades de substituições e argumentar instigando a percepção das inferências, fechamento semântico e morfossintático.
Nos arquivos (pdf) TEXTO TIBITA 01 e LACUNAS e TEXTO TIBITA 02 e LACUNAS 02 são oferecidos os textos com as não palavras da atividade descrita anteriormente e também na versão lacunada seguindo a mesma ordem de apresentação das atividades TIBITA 01 e 02 e que podem ser impressos. Nos arquivos (pdf)TEXTOS 1 e CLOZE e TEXTOS 2 e CLOZE são oferecidos os textos originais e lacunados de acordo com a técnica “cloze”.
• FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE: aprendizes de Ensino Fundamental I e II, 4º ano em diante.
• COMENTÁRIOS: A interatividade com o texto deve ser promovida pelo mediador, as dicas devem ser ampliadas, caso necessário oferecendo outros contextos.
Interessante também sugerir elaboração de frases e ou pequenos textos usando a ideia do TIBITA, além de brincar oralmente com o JOGO TIBITA original na descoberta de verbos.