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T ou D na Escrita

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Esta atividade trabalha a atenção auditiva e a discriminação entre o par T e D com apoio da imagem fonoarticulatória, destaque para cada o som/fonema e a associação ao grafema correspondente. Estimula a leitura e a escrita envolvendo o par T e D.
Contém: um arquivo apresentado em Power Point (Microsoft) com 6 diferentes atividades com o par T e D.
Arquivos disponíveis apenas para download.

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Mais Informações

• OBJETIVO
A atividade “T ou D na Escrita” tem como objetivo a discriminação do traço de sonoridade e a associação ao grafema correto.

• COMO TRABALHAR:

Esta atividade contém um arquivo para download em Power Point compatíveis com o Microsoft Office.
O arquivo contém uma sequência de 8 atividades envolvendo o par T e D que se diferenciam pelo traço de sonoridade:

1 – Associar a imagem fonoarticulatória ao fonema e aos respectivos grafemas e na sequência também às sílabas correspondentes.
2 – Leitura rápida das sílabas com T ou D, em maiúscula, minúscula, com e sem apoio das cores. Esta tarefa exige monitoramento da atenção, controle inibitório e fortalece a relação grafema/fonema.
3 – Nomeação e identificação das figuras com T e depois com D separadamente. 
4 – Nomeação e identificação das figuras com T e depois com D separadamente, com a opção de escutar a palavra.
5 – Discriminação auditiva e associação ao grafema, apenas ouvindo a palavra. A figura e a palavra escrita aparecem apenas como reforço do acerto ou questionamento do erro.
6 – Completar a palavra lacunada, fazendo a leitura rápida.
7 – Completar a palavra lacunada, sendo que cada uma das palavras tem dois grafemas a serem preenchidos, com o apoio da palavra falada, bem como a possibilidade de ouvir e analisar as palavras preenchidas de forma incorreta.
8 – Atividades de memória sequencial auditiva e atenção e memória visual, associadas à leitura e elaboração de frases escritas. 

• Importante a interação motivadora do terapeuta para mediar quando ocorre erro, solicitando repetição, promovendo a reflexão e oferecendo outros apoios quando necessário.

A compreensão auditiva pode e deve iniciar com a compreensão das instruções. A cada fase, o aprendiz ouvirá instruções para que possa jogar.

IMPORTANTE: NÃO UTILIZAR AS SETAS DO TECLADO OU A TECLA DE ENTER – estes comandos não executam os sons. Usar sempre o mouse e as setas do jogo.

• FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE: acima de 7 anos 

• COMENTÁRIOS: Veja as outras opções do site para o trabalho com surdo-sonoro em Ortografia e também em Consciência Fonológica.


• OBSERVAÇÕES INTERESSANTES: 
Pode ser solicitado que as crianças já alfabetizadas evoquem e/ou escrevam as palavras trabalhadas, o que possibilita o trabalho de associação fonema-grafema, além da escrita ortograficamente correta. Desta forma também estará exercitando a memória. Podemos solicitar construção de frases utilizando as palavras trabalhadas. Sugerimos associar ao uso do Marcador SOS Ortografia.

KEYWORDS: processamento auditivo, atenção, discriminação, memória, escrita, ortografia



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