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T ou D - Pares Mínimos

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Esta atividade trabalha a atenção auditiva e a discriminação entre o par T e D com apoio da imagem fonoarticulatória, destaque para cada fonema e a associação ao grafema correspondente, sempre apresentados em situações de pares mínimos. Estimula a leitura e a escrita envolvendo o par T e D.
Contém: um arquivo apresentado em Power Point (Microsoft) com 8 diferentes atividades com o par T e D
Arquivos disponíveis apenas para download.

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Mais Informações

• OBJETIVO
A atividade “T ou D – Pares Mínimos” tem como objetivo a discriminação do traço de sonoridade e a associação ao grafema. Direciona a atenção do aprendiz para a sutileza da diferença sonora versus a grande diferença de significado.


• COMO TRABALHAR:

Esta atividade contém um arquivo para download em Power Point - compatíveis com o Microsoft Office.
O arquivo em Power Point contém uma sequência de 8 atividades envolvendo o par T e D que se diferenciam pelo traço de sonoridade.
A compreensão auditiva pode e deve iniciar com a compreensão das instruções. A cada fase, o aprendiz ouvirá instruções para que possa jogar.

IMPORTANTE: NÃO UTILIZAR AS SETAS DO TECLADO OU A TECLA DE ENTER – estes comandos não executam os sons. Usar sempre o mouse e as setas do jogo conforme as instruções.

Esta atividade está dividida em 8 partes:
1 – Associar a imagem fonoarticulatória e fonemas com os respectivos grafemas com o apoio das cores (verde sem sonoridade e vermelho com sonoridade), no fonema isolado e nas sílabas.
2 – Associar a palavra falada às cores verde e vermelha, com apoio da figura.
3 – Associar a palavra falada às letras, com apoio das cores verde e vermelha e das figuras.
4 – Associar a palavra falada às letras, na sequência ouvida, com apoio da figura.
5 – Associar as letras à palavra lacunada.
6 – Associar as letras às palavras lacunadas, na sequência apresentada oralmente.
7 – Completar as frases lacunadas.
8 – Jogo da memória, considerando a apresentação dos pares mínimos.

Importante a interação motivadora do terapeuta para mediar quando ocorre erro, solicitando repetição, promovendo a reflexão e oferecendo outros apoios quando necessário.

• FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE: acima de 5 anos, com auxílio do terapeuta no caso de crianças não alfabetizadas.

• COMENTÁRIOS:
Interessante solicitar no jogo das frases, que a criança crie novas frases com a alternativa excluída, a fim de enfatizar a diferença de significado das palavras na troca de apenas um fonema.

• OBSERVAÇÕES INTERESSANTES:
Pode ser solicitado que as crianças já alfabetizadas escrevam as palavras trabalhadas, o que possibilita o trabalho de associação fonema-grafema, além da escrita ortograficamente correta. Sugerimos associar ao uso do Marcador SOS Ortografia. Desta forma também estará exercitando a memória.


KEYWORDS: processamento auditivo, atenção, discriminação, memória, escrita, ortografia

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