Quem Somos Flavia Benevides Foz

Surdo ou sonoro - Nível 1

Home / Produto / Surdo ou sonoro - Nível 1
R$
20,00
Comprar
Este produto também auxilia:
Esta atividade trabalha a atenção e a discriminação auditiva, além de estimular a memória e a nomeação rápida. Nela o aprendiz deve ouvir uma ou duas palavras e associá-las a figuras ou a bolinhas coloridas, segundo o traço de sonoridade.
Contém: dois arquivos apresentados em Power Point (Microsoft) com pares de figuras que se diferenciam pelo traço de sonoridade. Há também uma atividade de nomeação individual, duas de nomeação rápida (RAN) e uma de memória e dedução.
Arquivos disponíveis apenas para download.
 
Comprar

Mais Informações

OBJETIVO
A atividade SURDO SONORO tem como objetivo a discriminação do traço de sonoridade. Direciona a atenção do aprendiz para a sutileza da diferença sonora versus a grande diferença de significado. Trabalha também o acesso ao léxico, através da nomeação individual e do RAN.
COMO UTILIZAR
Esta atividade contém dois arquivos para download em Power Point e um em Word (PDF)- compatíveis com o Microsoft Office.
 Cada um dos arquivos em Power point contém uma sequência de atividades com 13 pares de palavras que se diferenciam pelo traço de sonoridade.
Em um dos arquivos as figuras são apresentadas com uma moldura verde (surda) ou vermelha (sonora). No outro arquivo as figuras são apresentadas sem este apoio.
 A compreensão auditiva pode e deve iniciar com a compreensão das instruções. A cada fase, o aprendiz ouvirá instruções para que possa jogar.
 IMPORTANTE: NÃO UTILIZAR AS SETAS DO TECLADO OU A TECLA DE ENTER – estes comandos não executam os sons. Usar sempre o mouse e as setas do jogo.
Esta atividade está dividida em seis partes:
1- Associar palavras às figuras.
2 – Associar palavras às bolinhas verdes (surdos) ou vermelhas (sonoros), na sequência que são apresentadas.
3 – Associar a bolinha verde (surdo) ou a vermelha (sonoro).
O terapeuta deve a cada erro, solicitar que o aprendiz escute novamente a(s) palavra(s), e só então clique em outra resposta, refletindo e justificando porque errou anteriormente.
4 – Nomeação isolada: cada figura é apresentada individualmente para nomeação. Pode haver monitoramento do tempo de nomeação, e o desafio de diminuí-lo em uma nova tentativa.
O terapeuta deve controlar o avanço das figuras, clicando nas setas do teclado, para que só haja avanço no caso da nomeação correta.
5 – RAN: o objetivo é a nomeação rápida de três pares de palavras surdo/sonoro em cada ficha. Além do tempo, o objetivo é diminuir os erros.
6 – Olho vivo: são apresentados os 13 pares de figuras ao mesmo tempo e, em seguida, são excluídas 4 figuras. A criança deve deduzir quais foram excluídas à partir das que ficaram, lembrando que todas as figuras tem seu par (dedução e memória).
 
FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE
acima de 5 anos 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
Pode ser solicitado que as crianças já alfabetizadas escrevam as respostas, o que possibilita o trabalho de associação fonema-grafema, além da escrita ortograficamente correta, uma vez que vários pares possuem múltiplas representações. Sugerimos associar ao uso do Marcador SOS Ortografia.


RECUPERAÇÃO DE SENHA
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.