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Surdo ou sonoro - na escrita

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Esta atividade trabalha a atenção e a discriminação auditiva, além de estimular a escrita e memória. Nela o aprendiz deve ouvir uma ou duas palavras e associá-las aos grafemas, segundo o traço de sonoridade.
Contém: um arquivo apresentado em Power Point (Microsoft) com pares de figuras/palavras que se diferenciam pelo traço de sonoridade. Há também uma atividade que requer maior atenção e memória e uma cruzada.
Arquivos disponíveis apenas para download.
 
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OBJETIVO
A atividade SURDO SONORO tem como objetivo a discriminação do traço de sonoridade e a associação ao grafema. Direciona a atenção do aprendiz para a sutileza da diferença sonora versus a grande diferença de significado. 
COMO UTILIZAR
 Esta atividade contém um arquivo para download em Power Point e dois em Word (PDF)- compatíveis com o Microsoft Office.
O arquivo em Power point contém uma sequência de atividades com 13 pares de palavras que se diferenciam pelo traço de sonoridade.
 A compreensão auditiva pode e deve iniciar com a compreensão das instruções. A cada fase, o aprendiz ouvirá instruções para que possa jogar.
 IMPORTANTE: NÃO UTILIZAR AS SETAS DO TECLADO OU A TECLA DE ENTER – estes comandos não executam os sons. Usar sempre o mouse e as setas do jogo.
Esta atividade está dividida em cinco partes:
1- Associar letras às figuras, na sequência que são apresentadas.
2 – Associar letra à palavra falada, com apoio da figura.
3 – Associar letra à palavra falada, completando palavra lacunada.
O terapeuta deve a cada erro, solicitar que o aprendiz escute novamente a(s) palavra(s), e só então clique em outra resposta, refletindo e justificando porque errou anteriormente.
4 – Associar letras às palavras, na sequência que são apresentadas
5 – Ouvir um par de palavras, diferenciadas pelo traço de sonoridade, e resgatá-las de acordo com a solicitação (qual foi a primeira ou a segunda palavra dita).
6 – Palavras cruzadas onde o aprendiz deve ouvir as definições dadas oralmente, baseadas no vocabulário explorado no jogo, e responder por escrito (imprimir a cruzada do arquivo word).

Propositalmente as letras dos pares mínimos estão dispostos aleatoriamente, sempre contendo as quatro possibilidades (surda-surda/ surda-sonora/ sonora-surda/ sonora-sonora)
 
FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE
acima de 7 anos 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
Pode ser solicitado que as crianças já alfabetizadas escrevam as palavras trabalhadas, o que possibilita o trabalho de associação fonema-grafema, além da escrita ortograficamente correta, uma vez que vários pares possuem múltiplas representações. Sugerimos associar ao uso do Marcador SOS Ortografia. Desta forma também estará exercitando a memória.


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