Quem Somos Flavia Benevides Foz

Super Treino - Times/Países da COPA

Home / Produto / Super Treino - Times/Países da COPA
R$
20,00
Comprar
Este produto também auxilia:
Esta atividade tem como objetivo promover a leitura lexical trabalhando o fechamento rápido das palavras e a acurácia/correta decodificação. Por isso propomos o trabalho com um campo semântico Seleções da COPA FIFA 2014 apresentando um vocabulário de alta, média e baixa frequência. O aprendiz deverá ler o nome das seleções, reconhecendo-os rapidamente. A sequência apresentada promoverá a leitura lexical e melhora na velocidade e precisão. Nas atividades finais propomos atividades com não palavras, estimulando a correta decodificação, habilidade de consciência fonológica, fechamento auditivo e visual. 
Arquivos disponíveis apenas para download.
Comprar

Mais Informações

• OBJETIVO:
 Atividade de leitura de palavras dentro de um campo semântico pré-definido para promover a fluência de leitura. Nesta atividade utilizamos um campo semântico altamente previsível com o objetivo de “ensinar” e promover o fechamento rápido, isto é a leitura pela rota lexical.

• Leitura pela rota lexical. A sequência de atividades lança desafios para o aprendiz que faz a leitura com predomínio da rota decodificadora ou fonológica, isto é, lê de forma silabada. A proposta é gradativa, aumenta o grau de complexidade e provoca o fechamento visual, promovendo a leitura pela rota lexical. Além disso, trabalha-se memória de trabalho, acesso lexical, ampliação de vocabulário, entre outras.
• COMO TRABALHAR:
 A sequência foi idealizada prevendo o aumento gradativo na complexidade e ampliação dos objetivos. Apresentar na sequência ou de acordo com a prioridade pré-selecionada.

• Leitura figura texto: inicialmente o aprendiz lê os nomes das seleções apresentados de uma em uma, juntamente com a figura da bandeira correspondente. Escolheu-se este tema, justamente por ser um vocabulário de interesse e possivelmente conhecido e, portanto, ampliando as possibilidades do reconhecimento rápido das palavras. Neste primeiro passo as figuras são oferecidas como apoio, oferecendo também a oportunidade de ampliação de vocabulário e memorização das bandeiras.

• Leitura figura texto na pausa: o mediador solicita que o aprendiz leia silenciosamente e apenas pronuncie alto o que leu na pausa, isto é, no slide em branco/sem figura e sem texto. Nesta etapa a figura da bandeira ainda acompanha o texto. O mediador deve controlar o tempo de exposição da palavra escrita e a mudança do slide (clicando para a mudança de slide ou utilizando o enter ou ainda a seta para a direita), com o objetivo de promover o reconhecimento rápido da palavra – leitura lexical. Caso esteja usando a tela sensível ao toque, faça o movimento de deslizar ou de toque. O tempo de exposição deve ser bem rápido, provocando o fechamento mental. Sempre que necessário retornar a palavra para novo reconhecimento rápido utilizando a seta para a esquerda. Opcional: pode usar um cronômetro para registrar o tempo de leitura, desafiando o “leitor” a diminuir cada vez mais este tempo, sem prejuízo da acurácia.

• Leitura texto: provoca-se a leitura só dos nomes das seleções, apresentando os slides de um em um, estimulando a leitura lexical.

• Leitura texto na pausa: solicita-se que o aprendiz leia rapidamente a palavra “só com os olhos”, isto é silenciosamente e apenas pronuncie alto o que leu na pausa, isto é, no slide em branco – sem texto. Nesta etapa é apresentado somente o texto. O mediador deve controlar o tempo de exposição da palavra escrita e a mudança do slide (clicando para a mudança de slide ou utilizando o enter, ou ainda a seta para a direita), com o objetivo de promover o reconhecimento rápido da palavra – leitura lexical. Sendo assim o tempo de exposição é bem rápido, provocando o fechamento mental. Sempre que necessário retornar a palavra para novo reconhecimento rápido utilizando a seta para a esquerda. (Caso esteja utilizando tela sensível ao toque, use o deslizar ou o toque). IMPORTANTE: Costuma-se observar no início uma pausa/silêncio do aprendiz e isso pode representar o fechamento mental antes da emissão, o que demonstra um avanço. Esse tempo (pausa/silêncio) vai diminuindo até a constatação de uma velocidade adequada.
• Leitura Parcial: os nomes das seleções são apresentados de um em um, porém parte da palavra está “apagada”. Dessa forma provoca-se, mais uma vez, a leitura associativa (rota lexical), pois, se o aprendiz tentar a leitura simbólica (rota decodificadora), não conseguirá ler. Promove-se o fechamento, ganho de velocidade de leitura e melhora na acurácia utilizando um vocabulário, agora neste nível, ainda mais previsível. É comum observar inicialmente o fechamento de algumas palavras e não de outras, com a repetição dessa estratégia observaremos a evolução dessa habilidade.
• Leitura Nomeação: nesta etapa apresenta-se apenas a figura de cada bandeira e solicita-se a evocação dos nomes. A tarefa de nomeação é extremamente importante e auxilia também na fluência de leitura. O mediador controla a troca de slide clicando o mouse, tecla enter ou na seta – ou ainda usando o deslizar caso esteja utilizando a tela sensível ao toque. IMPORTANTE: Se for conveniente para o momento da intervenção, o aprendiz pode monitorar a mudança dos slides. Na sequência oferecemos um arquivo para impressão com todas as bandeiras e uma tabela com os nomes das seleções.

• Leitura de Não Palavras: leitura de não palavras utilizando o mesmo campo semântico. As palavras inventadas foram criadas utilizando parte inicial de uma seleção com o final da outra. Sugere-se que para o aprendiz que necessita melhorar a decodificação, que ele leia exatamente o que está escrito antes de falar o nome das seleções. A leitura das “pseudopalavras” promove a precisão da relação grafema-fonema, estimula a consciência fonológica e fechamento auditivo-visual.

• FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE:
 Ampla – crianças alfabetizadas e jovens que permanecem lendo de forma silabada ou sem precisão (acurácia) que precisam aprimorar a leitura.

• COMENTÁRIOS:
Concomitante a essas atividades o mediador pode propor outros jogos utilizando o mesmo assunto ou promover pesquisas sobre os eventos esportivos. Dessa forma explorará o interesse pela leitura em um ambiente interessante.
• O mediador deve monitorar a evolução do aprendiz e observar se os objetivos estão sendo alcançados.
OBSERVAÇÕES INTERESSANTES: no processo de evolução com a apresentação da “leitura na pausa” provocamos o fechamento, evitando que o aprendiz faça a leitura decodificadora e observamos inicialmente que a decodificação oral é possivelmente substituída por um processo mental evidenciado pela pausa do leitor antes da emissão da palavra. Essa pausa vai diminuindo gradativamente até o fechamento rápido.
• A melhora da fluência de leitura é evidenciada em outros contextos.
• O leitor ganha segurança e desenvolve positivamente sua autoestima.

RECUPERAÇÃO DE SENHA
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.