• OBJETIVO
Parte 1 - são propostas atividades de leitura de palavras dentro de um campo semântico pré-definido para promover a fluência de leitura, melhorando a decodificação, acurácia e velocidade. A sequência de atividades lança desafios que aumentam em complexidade e explora além a fluência de leitura, o fechamento visual rápido, memória de trabalho, acesso lexical, ampliação de vocabulário, entre outras. O tema escolhido foi a Copa do Mundo de Futebol 2018
COMO TRABALHAR:
A sequência foi idealizada prevendo o aumento gradativo na complexidade e ampliação dos objetivos. Apresentar na sequência ou de acordo com a prioridade pré-selecionada. Também oferecemos atividades só em letra maiúscula e outras com letra de imprensa.
- Leitura texto: inicialmente o aprendiz lê os nomes dos países/times apresentados de um em um (leitura texto). Escolheu-se como tema países justamente por ser um vocabulário menos previsível e conhecido e, portanto, amplia as possibilidades de treino da correta decodificação, reforçando a associação grafema-fonema.
É oferecida a oportunidade de leitura do texto ilustrada com as bandeiras e sem as bandeiras, além de oferecer em letra maiúscula e minúscula. Vale ressaltar que os arquivos iniciais respeitam a ordem dos grupos organizados nesta disputa – Copa de 2018
- Leitura texto na pausa: o mediador solicita que o aprendiz leia silenciosamente e apenas pronuncie alto o que leu na pausa, isto é, no slide em branco. O mediador deve controlar o tempo de exposição da palavra escrita e a mudança do slide (utilizando o enter ou seta para a direita), com o objetivo de promover o reconhecimento rápido da palavra – leitura lexical. Sendo assim o tempo de exposição é bem rápido, provocando o fechamento mental. Sempre que necessário retornar a palavra para novo reconhecimento rápido utilizando a seta para a esquerda.
Opcional: pode usar um cronômetro para registrar o tempo de leitura, desafiando o “leitor” a diminuir cada vez mais este tempo, claro, sem prejuízo da acurácia. Também é apresentado com e sem as bandeiras e em texto em maiúscula e de imprensa.
- Leitura parcial: os nomes dos países são apresentados da mesma forma que o anterior, porém parte da palavra está “apagada”. Dessa forma provoca-se, mais uma vez, a leitura associativa (rota lexical), pois, se o aprendiz tentar a leitura simbólica (rota decodificadora), não conseguirá ler. Promove-se o fechamento, ganho de velocidade de leitura e melhora na acurácia utilizando um vocabulário, agora neste nível, previsível. Neste nível também é oferecida uma sequência dos países com mudando a sequência inicial.
FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE: ampla – criança alfabetizada, jovens e adultos.