Quem Somos Flavia Benevides Foz

Super Treino - Esportes Olímpicos

Home / Produto / Super Treino - Esportes Olímpicos
R$
22,00
Comprar
Este produto também auxilia:

Esta atividade tem como objetivo promover a leitura lexical trabalhando o fechamento rápido das palavras. Por isso propomos o trabalho com um campo semântico conhecido, nesta atividade, os esportes. O aprendiz deverá ler o nome dos esportes, reconhecendo-os rapidamente. A sequência sugerida promoverá a leitura pela rota lexical e melhora da velocidade e precisão.
Arquivos disponíveis apenas para download.

Comprar

Mais Informações

OBJETIVO:
Promover a fluência de leitura. Nesta atividade utilizamos um campo semântico previsível com o objetivo de “ensinar” e promover o fechamento rápido, isto é a leitura pela rota lexical.

• Leitura pela rota lexical. A sequência de atividades lança desafios para o aprendiz que faz a leitura com predomínio da rota decodificadora ou fonológica, isto é, lê de forma silabada. A proposta é gradativa, aumenta o grau de complexidade e provoca o fechamento visual, promovendo a leitura pela rota lexical. Além disso, trabalha-se memória de trabalho, acesso lexical, ampliação de vocabulário, entre outras.
COMO TRABALHAR:

A sequência foi idealizada prevendo o aumento gradativo na complexidade e ampliação dos objetivos. Apresentar na sequência ou de acordo com a prioridade pré-selecionada.
- Leitura figura texto: inicialmente o aprendiz lê os nomes dos esportes apresentados de um em um, juntamente com a figura correspondente. Escolheu-se como tema esportes justamente por ser um vocabulário de interesse e possivelmente conhecido e, portanto, amplia as possibilidades do reconhecimento rápido das palavras. Neste primeiro passo as figuras são oferecidas como apoio, oferecendo também a oportunidade de ampliação de vocabulário.

- Leitura figura texto na pausa: o mediador solicita que o aprendiz leia silenciosamente e apenas pronuncie alto o que leu na pausa, isto é, no slide em branco/sem figura e sem texto. Nesta etapa a figura do esporte ainda acompanha o texto. O mediador deve controlar o tempo de exposição da palavra escrita e a mudança do slide (clicando para a mudança de slide ou utilizando o enter ou ainda a seta para a direita), com o objetivo de promover o reconhecimento rápido da palavra – leitura lexical. Caso esteja usando a tela sensível ao toque, faça o movimento de deslizar. O tempo de exposição deve ser bem rápido, provocando o fechamento mental. Sempre que necessário retornar a palavra para novo reconhecimento rápido utilizando a seta para a esquerda. Opcional: pode usar um cronômetro para registrar o tempo de leitura, desafiando o “leitor” a diminuir cada vez mais este tempo, sem prejuízo da acurácia.
- Leitura texto: provoca-se a leitura só dos nomes dos esportes, apresentando os slides de um em um, estimulando a leitura lexical.

- Leitura texto na pausa: solicita-se que o aprendiz leia rapidamente a palavra “só com os olhos”, leia silenciosamente e apenas pronuncie alto o que leu na pausa, isto é, no slide em branco – sem texto. Nesta etapa é apresentado somente o texto. O mediador deve controlar o tempo de exposição da palavra escrita e a mudança do slide (clicando para a mudança de slide ou utilizando o enter, ou ainda a seta para a direita), com o objetivo de promover o reconhecimento rápido da palavra – leitura lexical. Sendo assim o tempo de exposição é bem rápido, provocando o fechamento mental. Sempre que necessário retornar a palavra para novo reconhecimento rápido utilizando a seta para a esquerda. (Caso esteja utilizando tela sensível ao toque, use o deslizar). IMPORTANTE: Costuma-se observar no início uma pausa/silêncio do aprendiz e isso pode representar o fechamento mental antes da emissão, o que demontra um avanço. Esse tempo (pausa/silêncio) vai diminuindo até a constatação de uma velocidade adequada.

- Leitura Parcial e Leitura Parcial na pausa: na primeira etapa os nomes dos esportes são apresentados de um em um, porém parte da palavra está “apagada”. Dessa forma provoca-se, mais uma vez, a leitura associativa (rota lexical), pois, se o aprendiz tentar a leitura simbólica (rota decodificadora), não conseguirá ler. Promove-se o fechamento, ganho de velocidade de leitura e melhora na acurácia utilizando um vocabulário, agora neste nível, ainda mais previsível. É comum observar inicialmente o fechamento de algumas palavras e não de outras, com a repetição dessa estratégia observaremos a evolução satisfatória da habilidade. Na sequência apresentamos a oportunidade de fazer o fechamento rápido numa leitura silenciosa e “falar alto” o que leu na tela em branco - leitura na pausa.

- Leitura Nomeação e Nomeação na Pausa: nesta etapa apresenta-se apenas a figura de cada esporte e solicita-se a evocação dos nomes. A tarefa de nomeação é extremamente importante e auxilia também na fluência de leitura. A apresentação inicialmente é sequencial e depois se solicita a evocação na pausa - tela em branco. O mediador controla a troca de slide clicando o muse, tecla enter ou na seta – ou ainda usando o deslizar caso esteja utilizando a tela sensível ao toque. IMPORTANTE: Se for conveniente para o momento da intervenção, o aprendiz pode monitorar a mudança dos slides.

- Leitura sílabas e letras: utilizando o mesmo campo semântico, sugere-se inicialmente a leitura das palavras com as sílabas embaralhadas para manipulação e fechamento mental a fim de descobrir o nome do esporte. Sugere-se que para o aprendiz que necessita melhorar a decodificação, que ele leia exatamente o que está escrito antes de falar qual esporte é. A leitura das “pseudopalavras” promove a precisão da relação grafema-fonema. Posteriormente apresentamos as palavras com as letras embaralhadas, dificultando tanto a leitura decodificadora quanto o fechamento. Pode-se utilizar um alfabeto móvel como apoio.

FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE:
ampla – crianças alfabetizadas e jovens que permanecem lendo de forma silabada ou sem precisão (acurácia) que precisam aprimorar a leitura.

COMENTÁRIOS:
concomitante a essas atividades o mediador pode propor outros jogos utilizando o mesmo assunto ou promover pesquisas sobre os eventos esportivos.
RECUPERAÇÃO DE SENHA
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.