• OBJETIVO
A atividade “P e B – Pares Mínimos” tem como objetivo a discriminação do traço de sonoridade e a associação ao grafema. Direciona a atenção do aprendiz para a sutileza da diferença sonora versus a grande diferença de significado.
• COMO TRABALHAR:
Esta atividade contém um arquivo para download em Power Point - compatíveis com o Microsoft Office.
O arquivo em Power Point contém uma sequência de 8 atividades envolvendo o par P e B que se diferenciam pelo traço de sonoridade.
A compreensão auditiva pode e deve iniciar com a compreensão das instruções. A cada fase o aprendiz ouvirá instruções para que possa jogar.
IMPORTANTE: NÃO UTILIZAR AS SETAS DO TECLADO OU A TECLA DE ENTER – estes comandos não executam os sons. Usar sempre o mouse e as setas do jogo conforme as instruções.
Esta atividade está dividida em 8 partes:
1 – Associar a imagem fonoarticulatória e fonemas com os respectivos grafemas com o apoio das cores (verde sem sonoridade e vermelho com sonoridade), no fonema isolado e nas sílabas.
2 – Associar a palavra falada às cores verde e vermelha, com apoio da figura.
3 – Associar a palavra falada às letras, com apoio das cores verde e vermelha e das figuras.
4 – Associar a palavra falada às letras, na sequência ouvida, com apoio da figura.
5 – Associar as letras à palavra lacunada.
6 – Associar as letras às palavras lacunadas apresentadas aos pares, na sequência apresentada oralmente.
7 – Completar as frases lacunadas.
8 – Jogo da memória, considerando a apresentação dos pares mínimos.
Importante a interação motivadora do terapeuta para mediar quando ocorre erro, solicitando repetição, promovendo a reflexão e oferecendo outros apoios quando necessário.
• FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE: acima de 5 anos, com auxílio do terapeuta no caso de crianças não alfabetizadas.
• COMENTÁRIOS:
Interessante solicitar no jogo das frases, que a criança crie novas frases com a alternativa excluída, a fim de enfatizar a diferença de significado das palavras na troca de apenas um fonema.
• OBSERVAÇÕES INTERESSANTES:
Pode ser solicitado que as crianças já alfabetizadas escrevam as palavras trabalhadas, o que possibilita o trabalho de associação fonema-grafema, além da escrita ortograficamente correta. Sugerimos associar ao uso do Marcador SOS Ortografia. Desta forma também estará exercitando a memória.
KEYWORDS: processamento auditivo, atenção, discriminação, memória, escrita, ortografia