• OBJETIVO
A atividade “P ou B na Escrita” tem como objetivo a discriminação do traço de sonoridade e a associação ao grafema. Direciona a atenção do aprendiz para a sutileza da diferença sonora versus a grande diferença de significado.
• COMO TRABALHAR:
Esta atividade contém um arquivo para download em Power Point e dois em Word (PDF)- compatíveis com o Microsoft Office.
O arquivo em Power point contém uma sequência de 8 atividades envolvendo o par P e B que se diferenciam pelo traço de sonoridade.
A compreensão auditiva pode e deve iniciar com a compreensão das instruções. A cada fase, o aprendiz ouvirá instruções para que possa jogar.
IMPORTANTE: NÃO UTILIZAR AS SETAS DO TECLADO OU A TECLA DE ENTER – estes comandos não executam os sons. Usar sempre o mouse e as setas do jogo.
Esta atividade está dividida em 6 partes:
1- Associar a imagem fonoarticulatória e som com os respectivos grafemas e associar a imagem fonoarticulatória e som com os respectivos grafemas e com as sílabas correspondentes.
2- Leitura rápida das sílabas com P ou B, em maiúscula, minúscula, com e sem contraste das cores. Esta tarefa exige monitoramento da atenção e controle inibitório e fortalece a relação grafema/fonema.
3 e 4- Nomeação e identificação das figuras com P e com B separadamente.
5- Associar letra à figura - Aprendiz pode nomear ou ouvir o nome e escolher a letra correta.
6- Associar a letra correta ao som da palavra ouvida
7 - Associar letra à palavra lacunada fazendo a leitura rápida. completando palavra lacunada.
8 - Associar as letras à palavra lacunada, cada uma das palavras tem dois grafemas a serem preenchidos.
Atividade Bônus - memória, atenção e escrita de palavras com P ou B
Importante a interação do terapeuta para mediar quando ocorre erro, para solicitar repetição, oferecer outros apoios, promover motivação, entre outros.
• FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE: acima de 7 anos
• COMENTÁRIOS: essa atividade pode ser associada à atividade P ou B Pares mínimos e também às outras atividades surdos e sonoros do site.
• OBSERVAÇÕES INTERESSANTES:
Pode ser solicitado que as crianças já alfabetizadas escrevam as palavras trabalhadas, o que possibilita o trabalho de associação fonema-grafema, além da escrita ortograficamente correta. Sugerimos associar ao uso do Marcador SOS Ortografia. Desta forma também estará exercitando a memória.