Quem Somos Flavia Benevides Foz

Olhe, Ouça e Responda

Home / Produto / Olhe, Ouça e Responda
OLHE, OUÇA E RESPONDA
R$
20,00
Comprar
Este produto também auxilia:
Esta atividade trabalha a compreensão auditiva, além de estimular a atenção e memória visual e a escrita. Nela o aprendiz observa atentamente uma figura, anota ou fala sobre ela. Em seguida, ouve uma pergunta sobre a cena e responde oralmente ou por escrito.
Contém um arquivo para download em Power Point - compatível com o Microsoft Office, com três cenas diferentes. Cada cena a ser observada é seguida por cinco perguntas.
Comprar

Mais Informações

OBJETIVO
A atividade Olhe, ouça e responda tem como objetivo trabalhar a compreensão de ordens verbais e a memória visual, além de permitir a exploração vocabular e a capacidade de realizar inferências a partir da figura. Direciona a atenção aos detalhes da figura, à compreensão da ordem oral, estimula a memória de trabalho, além de possibilitar a escrita de forma agradável e lúdica.
COMO TRABALHAR
A compreensão auditiva pode e deve iniciar com a compreensão das regras. Permitir que o aprendiz clique em “Instruções”, ouça e dê seguimento. Se necessário, intervir.
Permitir, caso necessário, que o aprendiz ouça mais de uma vez a informação dada até que a compreenda.
O aprendiz deverá observar a cena atentamente, pelo tempo que for combinado previamente com o terapeuta, e deve falar sobre o que está vendo.
Ao término do tempo, ouvirá a pergunta e deve respondê-la, sem que consulte a figura, somente baseado em sua memória.
Após responder, terá oportunidade de observar a figura novamente e verificar se acertou ou não.
O terapeuta deve a cada erro, solicitar que o aprendiz observe novamente a figura, refletindo e justificando porque errou anteriormente. 
A atividade apresenta forma crescente de dificuldade – perguntas mais detalhadas.


FAIXA ETÁRIA
crianças alfabetizadas
COMENTÁRIOS
• Há a possibilidade de anotar as observações feitas sobre a figura, o que demandará menos memória, mas possibilitará o trabalho de escrita. Esta forma de utilização da atividade, com anotações e respostas por escrito, pode ser associada ao Marcador SOS Ortografia, possibilitando também o trabalho com a escrita ortograficamente correta.

• Há ainda a possibilidade de estimular o aprendiz a escolher uma figura interessante e criar perguntas por escrito para que outros respondam.

• Caso o foco desejado pelo terapeuta seja a estimulação da compreensão auditiva, pode-se trabalhar com ruído competitivo ipsi ou contralateral. Pode-se trabalhar priorizando uma das orelhas.


NÃO USE SETAS DO TECLADO OU ENTER PARA AVANÇAR OS SLIDES PARA QUE O SOM FUNCIONE CORRETAMENTE.
RECUPERAÇÃO DE SENHA
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.