Quem Somos Flavia Benevides Foz

MATERIAL DE APOIO ORTOGRAFIA

Home / Produto / MATERIAL DE APOIO ORTOGRAFIA
R$
16,00
Comprar
Este produto também auxilia:
Elaboramos vários materiais para o trabalho com a promoção da classificação das dificuldades ortográficas e da autorregulação da escrita. Há fichas para classificação de acordo com as legendas sugeridas e outra para o aprendiz classificar se a palavra é considerada de nível fácil, médio ou difícil de escrever, refletindo também sobre qual é a dificuldade. Além disso, oferecemos uma roleta e um dado com as legendas da classificação que podem ser utilizados em diversos jogos.
São oferecidos 6 arquivos apresentados em pdf ou jpeg
Comprar

Mais Informações

OBJETIVO
Promover a escrita ortograficamente correta desenvolvendo a habilidade de pensar sobre a escrita, aprendendo a classificar as dificuldades ortográficas de acordo com a sua natureza e exercitar a autorregulação da escrita.
COMO TRABALHAR:
Legenda: a ficha de apresentação das legendas de classificação ortográfica deve servir de apoio para as demais atividades. Classificadas a partir de figuras/símbolos ilustrativos para: Múltiplas Representações, Apoio da Oralidade, Regras de Contexto, Sons Parecidos, Possíveis Falhas de Atenção e Erros de Acentuação.

Ficha de Classificação: a partir de um contexto de escrita promover a classificação ortográfica de acordo com o tipo de erros, segundo a metodologia proposta por Foz e Soligo (2018). Os contextos podem ser listas de palavras ou textos pré estabelecidos ou ainda o próprio material do aprendiz, seja ele um ditado ou escrita espontânea.

Ficha de Autoavaliação do Grau de Dificuldade de escrita: a partir de um ditado ou escrita espontânea selecionar as palavras a serem ditadas. O aprendiz deve pensar sobre a ortografia desta palavra e classificá-la quanto ao grau de dificuldade em escrevê-la. Escolherá entre Fácil/Médio/Difícil. O critério deve ser de acordo com a estimativa dele naquele momento pois pretende-se que ao longo da intervenção palavras que eram consideradas difíceis se tornem médias ou fáceis.

STOP classificação ortográfica: ficha para realização do jogo STOP modificado para este contexto. Podemos fazer o jogo sorteando a letra inicial e compondo com as classificações referenciadas (Múltiplas Representações, Apoio da Oralidade, Regras de Contexto, Sons Parecidos e Erros de Acentuação) ou sem apoio da letra inicial . Outra forma de jogar seria usando concomitantemente o dado ou roleta. À medida que os participantes rodam a roleta ou lançam o dado, devem ir completando o quadro com exemplo da classificação sorteada numa única folha. Caso o símbolo sorteado seja o de atenção algum símbolo que já foi preenchido, perde-se a vez. Aquele que preencher primeiro todos os itens vence.

Dado: o dado com as Figuras/Símbolos das diferentes classificações das dificuldades ortográficas deve ser impresso em folha de alta gramatura e montado de acordo com a figura. Pode ser utilizado nos mais diversos contextos de jogos como trilha, bingo, tapa certo, memória, stop, varetas, Boca Rica, evocação, escrita dirigida, entre outros, promovendo desta forma a reflexão e autorregulação da escrita ortograficamente correta.

Roleta: também é composta com as Figuras/Símbolos das diferentes classificações das dificuldades ortográficas, deve ser impressa em folha de alta gramatura e montado de acordo com a figura. Pode ser utilizado nos mais diversos contextos de jogos como trilha, bingo, tapa certo, memória, stop, varetas, Boca Rica, evocação, escrita dirigida, entre outros, promovendo desta forma a reflexão e autorregulação da escrita ortograficamente correta.

FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE: Crianças alfabetizadas

COMENTÁRIOS: este material deve ser utilizado dentro do ambiente clínico e educacional de forma sistemática e contínua como parte da proposta de desenvolvimento da escrita ortograficamente correta, respeitando o desenvolvimento promovendo a autorregulação.

OBSERVAÇÕES INTERESSANTES: tem sido observado no contexto clínico que o apoio da classificação auxilia no processo de aquisição e desenvolvimento (Foz e Soligo, 2018).

FOZ, F. B. e SOLIGO, M. O. A importância da autorregulação na escrita ortograficamente correta: proposta de intervenção. In: Alves, LM, Mousinho, R, Capellini, AS (org). Dislexia – novos temas, novas perspectivas. Volume IV. Wak Editora, 201


RECUPERAÇÃO DE SENHA
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.