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GUE GUI OU GE GI

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• GUE GUI E GE GI: Esta atividade trabalha com palavras com estes grafemas. Estimula a atenção, a discriminação auditiva, a leitura, a escrita e a memória. Nela o aprendiz ouve ou visualiza uma informação e responde de forma interativa discriminando e decidindo entre gue/ge e gui/gi.
• Contém: um arquivo para download, com atividades que iniciam com discriminação dos fonemas, passando pela sílaba e terminando em palavras, sempre associadas ao grafema e um arquivo com a lista das palavras do vocabulário utilizado.
 

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OBJETIVO

•  A atividade GUE GUI GE GI tem como objetivo a discriminação e associação destes fonemas com os grafemas corretos. Direciona a atenção para a diferença articulatória e consequentemente dos fonemas produzidos e a “irregularidade” de representação do gue gui – regra da escrita

COMO TRABALHAR
Esta atividade contém um arquivo para download em Power Point - compatível com o Microsoft Office - que oferece sete atividades diferentes, sequenciadas em graus de dificuldade crescente, além da representação dos fonemas.

• A atividade “Uma letra dois sons” permite a visualização da imagem articulatória associada à produção do fonema, além da diferenciação entre fonema e grafema.

• A atividade “leitura de sílabas” direciona para a leitura de sílabas, sendo que há possibilidade de dois níveis de dificuldade, com ge/gi em vermelho para facilitar a diferenciação ou tudo em preto. Há também a possibilidade de leitura em letra bastão (caixa alta) ou imprensa (minúscula).

• Nas duas atividades seguintes, “O som manda na letra”, o aprendiz deverá nomear as figuras e clicar apenas nas que contiverem o som solicitado (gue/gui ou ge/gi). Ao clicar corretamente, visualizará a escrita correta, com o grafema correspondente em destaque. Em caso de erro, ouvirá som indicativo e terapeuta deverá fazer a mediação (o que errou e porquê?).

• A atividade “Gue ou ge? Gui ou gi?” o aprendiz deve ver a figura, nomear e escolher qual o grafema correto.

• As atividades seguintes - “RAN” - direcionam para a nomeação rápida de dissílabos e trissílabos, inicialmente somente com palavras com ge/gi, outra com gue/gui e uma terceira com palavras misturadas. Todas as listas são apresentadas com a opção de escrita em caixa alta ou minúscula. Ao final de cada uma das atividades, há uma atividade lúdica que envolve memória e escrita.

• A atividade “Complete a palavra” o aprendiz deve ler rapidamente a palavra lacunada e optar pelo grafema que a completa. Caso haja necessidade de releitura, o mediador deve utilizar a seta do teclado para a esquerda, e assim palavra permanece na tela até que seja lida. Após as duas sequências de 10 palavras, o aprendiz é “desafiado” a escrever corretamente as palavras que lembrar, enquanto a música toca (distrator).
FAIXA ETÁRIA
Crianças a partir dos 5 anos na forma auditiva – “Uma letra dois sons” e “O som manda na letra”.
As outras atividades também com crianças em fase de alfabetização e alfabetizadas.
COMENTÁRIOS
A atividade pode ser dificultada colocando um ruído distrator de fundo.
Observar a manutenção da atenção auditiva e cuidar para que os ruídos competitivos não sejam estressores e ou impedidores da compreensão da mensagem.
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