Quem Somos Flavia Benevides Foz

De Olho na Ortografia (R-RR)

Home / Produto / De Olho na Ortografia (R-RR)
R$
25,00
Comprar
Este produto também auxilia:
Esta atividade tem como objetivo aprimorar as escolhas ortográficas entre R-RR e consoante R.
Potencializar o reconhecimento e fixação da regra ortográfica.
É composta por 9 arquivos. Serão realizados 3 tipos de estratégia:
1) Identificar se a palavra lida está CERTA ou ERRADA.
2) Escolher o grafema correto para palavras incompletas.
3) Identificar dentre 3 palavras, a palavra escrita ortograficamente de forma incorreta.
Arquivos disponíveis apenas para download.
 
Comprar

Mais Informações

Objetivo:
Atividade para o treino ortográfico da regra ortográfica contextual ou hierárquica envolvendo os grafemas R e RR entre vogais e consoante R. Oferecemos a leitura em oposição para estimular a correta decodificação e fixação da regra.
Como Trabalhar:
1) Identificar se a palavra lida está CERTA ou ERRADA.
• Sugerir a leitura da palavra em voz alta.
• Observar se o aprendiz retoma a leitura caso leia errado.
• Promover a leitura correta.
• Após a leitura o aprendiz deve clicar na opção correta: CERTO X ERRADO.
• Quando o aprendiz conseguir bom desempenho nesta atividade, propor a repetição da mesma com leitura silenciosa.

2) Escolher o grafema correto para palavras incompletas.
• Sugerir a leitura da palavra em voz alta, promovendo o fechamento visual rápido e correto.
• A palavra se mantém na tela por 2 segundos.
• O aprendiz deve escolher o(s) grafema(s) correto(s) e clicar sobre ele (atividade a e b envolve os grafemas _R_ ou _RR_, a atividade c envolve RR e consoante R e por fim a atividade d faz a oposição de todos R - RR e consoante R)
• Após o bom desempenho desta atividade, propor a repetição da mesma com leitura silenciosa.

3) Ler rapidamente 3 palavras e identificar a palavra que não respeita a regra ortográfica.
• Sugerir a leitura rápida e em voz alta das palavras, respeitando a ordem de apresentação.
• Solicitar que descubra a palavra que não respeitou a regra ortográfica antes que ela se “esconda”.
• Após a apresentação das 3 palavras, o aprendiz deve clicar sobre o lugar que supostamente está escondida a palavra errada.
 
Faixa Etária/Escolaridade:
Crianças alfabetizadas até o 5º ano do ensino fundamental.
Comentários:
As crianças com dificuldades no aprendizado da leitura e da escrita com frequência fazem a leitura lexical sem eficiência, por aproximação visual, por isso importante trabalhar as palavras em oposição bem como a percepção de detalhes. Por outro lado, os aprendizes que ainda estão com uma leitura lentificada e usando a rota fonológica terão a oportunidade de fazer o fechamento visual rápido nas atividades 2 e 3.
Observa-se uma melhora significativa na decodificação das palavras e no uso da regra contextual. O leitor ganha segurança na escolha dos grafemas durante a escrita e melhora a sua capacidade de autocorreção.

*Esta proposta “De olho na Ortografia (R-RR)” está organizada e numerada por ordem crescente de complexidade.

*Cada atividade (1,2 e 3) é composta por dois arquivos de mesma complexidade e identificada como a, b, c ...

*Quantidade total de arquivos:  (seis).

OBSERVAÇÕES INTERESSANTES:
As palavras apresentadas desaparecem após alguns segundos promovendo a memorização além do fechamento visual rápido.
Caso o aprendiz não consiga ler antes que desapareça, use o teclado - flecha para a esquerda que a palavra permanecerá na tela.
 
RECUPERAÇÃO DE SENHA
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.