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CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA - SÍLABAS

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Atividade para a estimulação do desenvolvimento da consciência fonológica, que está dividida em  fases organizadas em nível crescente de dificuldade – da separação até a manipulação silábica.
Contém: um arquivo apresentado em Power Point (Microsoft) com 6 diferentes atividades
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OBJETIVO
O objetivo da atividade é estimular a percepção de que as palavras são compostas por sílabas e que a combinação delas abre uma possibilidade infinita para a formação de novas palavras. Todos os estímulos são apresentados pela representação de figuras e/ou fotos e auditivamente.

• Contando sílabas: o objetivo é perceber a diferente extensão das palavras. São apresentados os desenhos de mono, di, tri e polissílabos (até 6 sílabas) e o aprendiz deve contar as sílabas (pedacinhos das palavras) e clicar no dado correspondente. Todas as figuras são acompanhadas por áudio.

• Trem das palavras: o objetivo é que o aprendiz nomeie as figuras ou ouça a palavra clicando sobre ela, depois organize os animais, alimentos ou objetos nos vagões dos trens pareando as sílabas iguais. Para isso há pista da sílaba solicitada gravada em cada um dos vagões. A sílaba solicitada na primeira fase é a inicial, na segunda a final e na terceira a medial.

• Rimas: o objetivo desta fase é o reconhecimento de rimas. O aprendiz deve olhar as figuras, pode ouvir os nomes delas e deve clicar nas figuras que rimam com a figura central.

• Inclusão e exclusão de sílaba: o objetivo nesta fase é que o aprendiz perceba que a inclusão ou a exclusão de uma sílaba pode levar à formação de novas palavras. As palavras são apresentadas com figuras e áudios e as sílabas que deverão ser incluídas ou excluídas de acordo com o vídeo da imagem fonoarticulatória acompanhada do som da sílaba.

• Síntese silábica: o aprendiz ouve uma série de sílabas apresentadas em círculos coloridos e depois deve memorizar uma sequência, clicar sobre os círculos especificados a fim de formar uma palavra. Desta forma, além do trabalho de síntese silábica e memória fonológica, também haverá estimulação de memória visual sequencial.

• Combinando sílabas: nesta fase o aprendiz deverá ver duas figuras. Deve ser estimulado a nomear e analisar as sílabas de cada uma delas. Em seguida ouvirá uma ordem de quais sílabas deverá juntar - uma de cada palavra - para a formação da nova palavra.
 
COMO TRABALHAR
• O ideal é seguir a ordem das fases, uma vez que foram organizadas em grau crescente de dificuldade. No entanto, cabe ao mediador a análise das necessidades específicas de cada aprendiz. Assim, durante a utilização deste recurso é extremamente importante favorecer a motivação e fazer as intervenções, a partir dos critérios de avaliação individual.
FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE
Indicado para crianças em fase de alfabetização ou já alfabetizadas
COMENTÁRIOS
Em cada uma das fases há possibilidade de estimular a análise de outras figuras e palavras, caso o aprendiz seja alfabetizado. Também é possível a escrita das palavras, e posterior análise das diferentes estruturas das sílabas (CV, CCV, CVV, CVC). O mediador também pode propor a formação de novas palavras a partir das sílabas analisadas, em diferentes posições nas palavras.
Na fase das rimas, é possível a criação de novas rimas, bem como usar outras figuras de outras fases para evocação de rimas.
Da mesma forma, outras palavras podem ser propostas para a inclusão, exclusão e combinação silábica.

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