OBJETIVO:
Estimular o desenvolvimento da linguagem oral (ou escrita) promovendo um diálogo baseado na observação e comparação de figuras com cenas do dia a dia e fora da rotina.
COMO TRABALHAR:
Nestas atividades a mediação do terapeuta é muito importante no direcionamento dos objetivos a serem conquistados.
A sequência previamente sugerida é:
01_Compreensão Figuras Pares: Nesta atividade apresentamos pares de figuras que proporcionam a comparação. Sugerimos uma interação que pode começar pela observação e questionamentos. Terapeuta pode dirigir a análise das figuras. Converse sobre as semelhanças, diferenças, o que é incomum e etc. Buscar, ao longo da atividade, a autonomia do aprendiz.
02_Compreensão Figuras Trio: Nesta atividade apresentamos pares de figuras que proporcionam a comparação e na sequência incluímos uma terceira “inusitada” provocando nova análise. Sugerimos uma interação que pode começar pela observação e questionamentos. Terapeuta pode dirigir a análise das figuras. Converse sobre as semelhanças, diferenças, o que é incomum, por que é inusitada, o que é estranho e etc. Buscar, ao longo da atividade, a autonomia do aprendiz.
03_Compreensão Figuras Fora da Rotina: apresentamos apenas uma figura com elementos fora da rotina ou inusitado, sugerimos uma interação que pode começar pela observação e manifestação do aprendiz. O terapeuta pode dirigir a análise das figuras. Buscar, ao longo da atividade, a autonomia do aprendiz.
FAIXA ETÁRIA/ESCOLARIDADE:
adolescentes e adultos
OBSERVAÇÕES INTERESSANTES:
Tem sido observado que há um aprendizado no decorrer da atividade relacionado com a percepção do contexto, semelhanças, diferenças, causa e consequência.