Quem Somos Flavia Benevides Foz

A Cor Manda - Vocabulário

Home / Produto / A Cor Manda - Vocabulário
R$
0,01
Esgotado
Este produto também auxilia:
ATIVIDADE NO QUINTAL - GRÁTIS PARA DOWLOAD
Ótima atividade para trabalhar com a evocação de palavras fazendo a associação de cores com as categorias semânticas ou gramaticais (substantivos, adjetivos, verbos, pronomes e artigos). Conforme a cor “sorteada” deve-se falar e/ou escrever a palavra/categoria associada àquela cor.
A COR MANDA – GRAMÁTICA e  A COR MANDA - FIGURAS : dois arquivos com várias possibilidades de associações cor/categoria. Um organizado por categorias gramaticais (cor categoria) e o outros por assuntos (cor categoria stop).
Arquivos disponíveis apenas para download NO QUINTAL.
Esgotado

Mais Informações

Objetivo:
Esta atividade tem como objetivo trabalhar com a evocação de palavras fazendo a escolha a partir das cores. Conforme a cor “sorteada” deve-se falar e/ou escrever a palavra com a a categoria gramatical associada (substantivos, adjetivos, verbos, pronomes e artigos) ou com a categoria/assunto (nomes, animais, comida, eu gosto de ir...). Além de promover a evocação e ampliação de vocabulário estimula-se também a atenção e memória de trabalho.
Como Trabalhar:
Sugere-se o uso de cartelas com as cores, dados, tampinhas coloridas (vermelho, azul, amarelo e verde) ou qualquer outra forma que permita o sorteio das cores. Ideal para jogar com o baralho UNO da Mattel (www.mattelbrasil.com.br), com o CAN CAN da GROW (www.grow.com.br) ou similares. Jogar de acordo com as regras do jogo (UNO ou Can-can) e a cada carta colocada na mesa evocar uma palavra correspondente à categoria/cor sorteada previamente escolhida.
Faixa Etária/Escolaridade:
Ampla - crianças em fase de alfabetização (com mediação adequada), crianças alfabetizadas, jovens e adultos.
Comentários:
Atividade que desperta o interesse e que pode ser sugerida para outros ambientes como em casa ou na escola. Pode ser sugerida a confecção de cartelas para jogar em casa juntamente com um projeto de escrita com a descrição das regras do jogo.

Outras sugestões:
o Dificultar a evocação sugerindo que não se repita a palavra já falada.
o Propor que guarde na memória a associação das cores.
o Ao colocar, por exemplo, uma carta coringa (se estiver jogando com as cartas sugeridas) em vez de falar a categoria escolhida, falar a palavra relacionada.
o Após o jogo, solicitar a escrita das palavras evocadas, pode-se pedir a mesma separação pelas cores.

RECUPERAÇÃO DE SENHA
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.