Objetivo:
Atividade para o treino ortográfico da regra ortográfica contextual ou hierárquica envolvendo os grafemas S e SS entre vogais e consoante S. Oferecemos a leitura em oposição para estimular a correta decodificação e fixação da regra.
Como Trabalhar:
1) Identificar se a palavra lida está CERTA ou ERRADA.
• Sugerir a leitura da palavra em voz alta.
• Observar se o aprendiz retoma a leitura caso leia errado.
• Promover a leitura correta.
• Após a leitura o aprendiz deve clicar na opção correta: CERTO X ERRADO.
• Quando o aprendiz conseguir bom desempenho nesta atividade, propor a repetição da mesma com leitura silenciosa.
2) Escolher o grafema correto para palavras incompletas.
• Sugerir a leitura da palavra em voz alta, promovendo o fechamento visual rápido e correto.
• A palavra se mantém na tela por aproximadamente 2 segundos.
• O aprendiz deve escolher o(s) grafema(s) correto(s) e clicar sobre ele (_S_ ou _SS_, entre SS e consoante S e na sequência _S_, _SS_ e consoante S).
• Após o bom desempenho desta atividade, propor a repetição da mesma com leitura silenciosa.
3) Ler rapidamente 3 palavras, e identificar a palavra que não respeita a regra ortográfica.
• Sugerir a leitura rápida e em voz alta das palavras, respeitando a ordem de apresentação.
• Solicitar que descubra a palavra que não respeitou a regra ortográfica antes que ela se “esconda”.
• Após a apresentação das 3 palavras, o aprendiz deve clicar sobre o lugar que supostamente está escondida a palavra errada.
Faixa Etária/Escolaridade:
Crianças alfabetizadas até o 5º ano do ensino fundamental.
Comentários:
As crianças com dificuldades no aprendizado da leitura e da escrita com frequência fazem a leitura lexical sem eficiência, por aproximação visual, por isso importante trabalhar as palavras em oposição bem como a percepção de detalhes. Por outro lado, os aprendizes que ainda estão com uma leitura lentificada e usando a rota fonológica terão a oportunidade de fazer o fechamento visual rápido nas atividades 2 e 3.
Observa-se uma melhora significativa na decodificação das palavras e no uso da regra contextual. O leitor ganha segurança na escolha dos grafemas durante a escrita e melhora a sua capacidade de autocorreção.
*Esta proposta “De olho na Ortografia (S-SS)” está organizada e numerada por ordem crescente de complexidade.
*Cada atividade (1,2 e 3) é composta por dois arquivos de mesma complexidade e identificada como a, b c ...
*Quantidade total de arquivos: 9 (nove).
OBSERVAÇÕES INTERESSANTES:
As palavras apresentadas desaparecem após alguns segundos promovendo a memorização além do fechamento visual rápido.
Caso o aprendiz não consiga ler nesse tempo, basta usar o teclado, clique na seta para a esquerda que a palavra se manterá visível.